quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Redação para o Enem tema: O Indivíduo Frente a ética Nacional















O Dilema de Cooperar ou Trair

Em 2009, dias antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, algumas provas foram roubadas e oferecidas á venda para cursos pré vestibulares, atitude essa que prejudicou mais de 4 milhões de estudantes e causou um buraco enorme no orçamento do governo.
Assim como ironizou Millor Fernandes em uma charge disponível em sua página  no Uol "Só lidar com gente honesta, meu Deus, que solidão" na cultura brasileira desonestidade é tida como esperteza, bobo é aquele que devolve a carteira sem antes tomar o dinheiro para sí, a desonestidade é ensinada em casa quando os pais dizem ao filho que "achado não é roubado".
Richard Dawkins cita em seu livro "O Gene Egoísta" o "Dilema do Prisioneiro" onde quem trai se beneficia sozinho a curto prazo, mas os que cooperam conseguem o benefício para todos e por um longo período, analizando essa teoria podemos concluir qual a melhor atitude a ser tomada em situações oportunas como a que se encontrou o gatuno das provas do Enem.
Honestidade é uma daquelas coisas que se cada um fizer a sua parte, coseguiremos atingir um objetivo maior, o indivíduo deve se colocar no lugar do outro e agir com bom senso afinal, um dia a carteira perdida pode ser a dele!

2 comentários:

Marcos A. Rodrigues disse...

Redação muito legal.. Li por cima e td mais, porém acredito que valia de 7.5 pra cima!

Marcos A. Rodrigues disse...

Camila, postei a redação da minha irmã(800) e a minha(525). O que vc acha...
http://marquinhoslp.blogspot.com/